I Congresso Internacional de Fauna e Flora da Amazônia - Notícias Científicas AM

ULTIMAS

Portal dedicado aos Estudantes, Instituições de ensino e Pesquisas.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

I Congresso Internacional de Fauna e Flora da Amazônia

Entre os dias 27 e 30 de março de 2019, Manaus irá sediar o 1º Congresso Internacional de Fauna e Flora da Amazônia. O congresso é uma realização do Instituto Gaviam da Amazônia em parceria com a Vara especializada em Meio Ambiente e de Questões Agrarias VEMAQA e o Instituto Federal do Amazonas – IFAM.

Com o tema “Biodiversidade, Conhecer para Preservar” o congresso tem o objetivo de trazer à tona problemas relacionados as questões ambientais e discutir seus efeitos no mundo. Durante o congresso serão apresentados diversos trabalhos e estudos sobre o tema, além de diversas oficinas e mini cursos ministrados por estudiosos no assunto. Essas atividades tem a finalidade de apresentar soluções para os problemas relacionados ao meio ambiente, sempre procurando o equilíbrio entre o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e o meio ambiente, de forma sustentável.

O respeito a Natureza e a preservação do Meio Ambiente é uma bandeira defendida a muito tempo pela VEMAQA, e o Instituto Federal do Amazonas IFAM tem em seu estatuto de criação essa missão, sendo assim os resultados, ideias e atitudes geradas pelo 1º Congresso Internacional de Fauna e Flora da Amazônia certamente irão contribuir significativamente de maneira positiva para que a consciência da importância da Preservação da Natureza e do Meio Ambiente sejam ainda mais difundidas.

Durante o congresso acontecerá o lançamento de uma revista com artigos científicos elaborados por especialistas na área, a previsão de lançamento da revista assim como a abertura do congresso é no dia 27 de março ás 18 horas na sede do Instituto Soka.

Nos dias 28 e 29 de março aconteceram as apresentações de trabalhos no bosque da ciência (INPA) de 8h ás 18h. E no dia 30 de março de 8h ás 12h acontecerá no IFAM campus Manaus Zona Leste uma Ação Social que tem como objetivo cuidar dos animais, serão oferecidos serviços como, castração e vermifugação de cães e gatos.


Programação
 27/03/19 - Pré-Congresso 
Convidados e Autoridades     
Mediante Convite.
16h00: Sede do Instituto Soka – CEPEAM Lançamento Revista CIFFA “Biodiversidade: conhecer para preservar”. 16h00 – 16h50 -  Boas-vindas – Dr. Adalberto Carim, Instituto Gaviam, Instituto Soka, IFAM, INPA.  
17h00 – 18h00 – Mesa Redonda - Crescimento Econômico e Sustentabilidade - Dr. Adalberto Carim, Dr. Alexandre Alves, (Embaixada Americana), Phelippe Daou Jr - CEO /Grupo Rede Amazônica, Cônsul geral da Itália Filippo La Rosa, Mediador Jornalista Erick Gamboa.18h - Lançamento da Revista CIFFA - Biodiversidade: conhecer para preservar19h00h – Jantar de Networking. 28/03/19 -  Abertura do Congresso  
08h00 - Credenciamento
08h45 - Solenidade de Abertura
09h30 -  Palestra Magna “Breves reflexões sobre a Fauna no prisma legal do Brasil” Dr. Adalberto Carim - Presidente do CIFFA
10:00h – 11h Mesa Redonda – Iniciativas das Universidade Públicas na Fauna e Flora Amazônia - Dr. Antonio Venâncio Castelo Branco- IFAM, Dr. Sylvio Mário Pulga Ferreira-UFAM
Dr. Cleinaldo de Almeida Costa - UEA, Moderador: Adm. Inácio Guedes(CRA) 
11h00 - 11h30 - Apresentação do INPA.  
11h40 - 12h10 - A atuação do judiciário em parceria com o Ministério Público viabilizando gerenciamento de resíduos sólidos – Dr. Marcelo Caetano Vacchiano - TJMT – Estudo de Caso
12:15h - Intervalo
14h – 14h30 - Palestra - Bem estar animal de pequeno e grande porte - Dra. Milene Beltramini/ TJMT 
14h40 – 15h40 – Mesa Redonda: “Eficácia da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98: Reflexões e Perspectivas” - Dra. Socorro Guedes/ TJAM, Dra. Marina Araújo/UFAM, Dra.Leda Mara Nascimento Albuquerque/MPAM, Moderador: Dr. Felipe Thury.         15h50 – 16h50 – Mesa Redonda: Arte da Arquitetura Sustentável: o que fazer e como fazer - Arq. Elisabeth Valeiko /FSS, Arq. Jean Faria/CAU, Arq. Maximo Savino/ Universidade de Florença, Moderadora Eng. Erleide Parente. 
17h – 18h – Mesa Redonda -  Turismo sustentavel e responsabilidade social para o desenvolvimento cultural - Dra. Susy R. Simonetti/UEA, Sec.Bernardo M.de Paula /Manauscult, Sec. Marcos A. M de Araújo/SEC, Dr. James Newman/ Southeast Missouri State University, Moderadora Luiza Demasi
 18h –    Coquetel de Networking.
29/03/19 -  Congresso 
 8:30h -9h00 Palestra: Manejo de Produtos Florestais não madeireiros -Dra.Kátia Emídio da Silva - Embrapa
09h40 – 10h40 Mesa Redonda – Planejamento de Gestão Urbana: Social e Ambiental Sec. Antônio Nelson(SEMMAS), Dr. Carlos Bueno – (FAS), Dr. Eduardo Taveira (SEMA), Moderador: Eisenhower P. Campos (SEMULSP).

10h50 - 11h50 Mesa Redonda – Segurança Ambiental: os desafios da preservação de nossa biodiversidade (Cigs, 9º Distrito Naval, FAB, Polícia Federal, Batalhão de Policiamento Ambiental. 12:00h - Intervalo 
14h -15h Mesa Redonda: Manejo e controle de População de Cães e Gatos - Dr. Haruo Takayani (CRMV), Dr. Zardo (CCZ), Dr. Jorge Carneiro(SEMSA).
15h10 – 15h40 - Palestra - Responsabilidade civil por danos ao meio ambiente e a reversão de multas ambientais - Dr. Roberto Maia Filho – TJSP.
15h45h – 16h45- Mesa Redonda - Industria 4.0 e o Meio Ambiente FIEAM, Moto Honda, Panasonic, Eletrolux, Moderador: Samiza Soares.
16h50 - 17h50 – Fiscalização Ambiental: Segurança e Soberania (IPAAM, SEMA, IBAMA).
 17h50 - 18h20 – Palestra: Economia Circular na Amazônia- Desafios e Oportunidades - Dr. Antonio Mesquita /UEA e Ellen MacArthur Foundation; 
18h30 - Coquetel encerramento

 30/03/19 -  Pós- Congresso
Ação Social - aberta ao público
Oficinas:
 Tema: Identificação das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Campus: potencial agroecológico e gastronômico.
 Facilitador: Valdely Ferreira Kinupp
 Curriculum: Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus-Zona Leste (IFAM-CMZL) e Fundador-Curador do Herbário EAFM deste instituto. Docente e orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Botânica do INPA. Atua na pesquisa e divulgação das PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Botânica Econômica, Taxonomia de Fanerógamas, Etnobotânica, Herbário e Biodiversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos vegetais não convencionais, recursos genéticos vegetais, segurança alimentar, florística, olericultura (hortaliças não convencionais) e agroecologia. Doutor em Fitotecnia-Horticultura.
 Número de vagas: 20
  Tema: Cultivo de plantas medicinais para a sustentabilidade.
 Facilitador: Rosana Antunes Palheta
 Curriculum: Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus-Zona Leste (IFAM-CMZL) (2010), Coordenadora do Curso Técnico integrado em Agroecologia e Paisagismo. Tem experiência na área de implantação de horta de plantas medicinais, processamento de alimentos de origem animal e alimentos origem vegetal.  Atua nos seguintes temas: implantação de hortas medicinais, atividade biológica de plantas medicinais, farmácias vivas. Doutora em Diversidade Biológica pela Universidade Federal do Amazonas.

 Número de vagas: 20 Tema: Técnicas de enriquecimento ambiental e sua aplicabilidade para promoção do bem-estar em fauna silvestre cativa. Facilitadores: Jomel Francisco dos Santos      
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Zona Leste IFAM-CMZL. Trabalha com o ensino de medicina e produção de grandes animais com ênfase em ruminantes, comportamento e bem-estar animal, fisiologia veterinária, forragicultura e higiene veterinária. Coordena pesquisas de iniciação científica voltadas a área de saúde pública, por meio da análise da qualidade de carne bovina e pescado comercializados em Manaus e promove extensão acadêmica por meio do projeto Ações de educação em saúde para prevenção da tuberculose no IFAM-CMZL. Doutor em Ciência Veterinária (PPGCV) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) concluído em 2017.
Eduardo Lima de Sousa        
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Campus Manaus Zona Leste.  Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Educação, Clinica e Manejo de animais selvagens, Zootecnia, Vigilância sanitária e Inspeção de produtos de origem animal. Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Nilton Lins e Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Número de vagas: 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Popular